Ligações rápidas

Horário de Funcionamento:
Segunda, Quinta e Sexta
15:00 / 20:00

Sábados e Domingos
11:00 / 18:00

 

 

Áreas Principais

 

 

para uma

BIBLIOGRAFIA

MÁRIO DIONÍSIO

 

voltar ao índice

BIBLIOGRAFIA PASSIVA

 

Textos sobre Mário Dionísio em livros e catálogos

 

3. Textos em catálogos de exposições em que Mário Dionísio participou

 

Lisboa na obra dos Artistas Contemporâneos, Lisboa: CML, 1971

A-2-1-31

Exposição nos Coruchéus. A tapeçaria «Ribeira do Tejo» de MD figurou na exposição.

Lisboa Século XX nas artes plásticas, Lisboa: CML, 1991

A-2-1-32

Exposição organizada pela CML no Palácio das Galveias. Exposta a tapeçaria de MD «Ribeira do Tejo» (1952). O catálogo tem 3 erros na página dedicada a MD: nome (Mário Assis Dionísio Monteiro em vez de Mário Dionísio de Assis Monteiro), data do cartão da tapeçaria (indica 1953) e data da execução (indica 1959), sendo a tapeçaria datada de 1950-1952.

Conflito e Unidade da Arte Contemporânea, Almada: Câmara Municipal de Almada, 1992

A-1-6-15

Exposição na Galeria Municipal; o título da exposição é o título de uma palestra de MD, reeditada no catálogo e tb. editada em separata. Quadros de MD reprod.: «Recanto Silvestre» (1991), «Feminina» (1991) e «Sur mes cahiers d’écolier» (1992). C./ lista de exposições individuais de MD e colectivas em que participou.

Neo-Realismo/Neo-Realismos, Matosinhos: Câmara Municipal de Matosinhos, 1996

A-2-1-33

Exposição na Galeria Arménio Losa; seguidamente na Casa da Cerca de Almada. C./ textos de Narciso Miranda (Presidente da CM de Matosinhos), Daniel Branco (Presidente da CM de Vila Franca de Xira), Nuno Grande (Presidente da Associação Divulgadora da Casa-Museu Abel Salazar), Rui-Mário Gonçalves e Rogério Ribeiro. Reprod. a cores de todas as obras expostas, relação das obras expostas. De MD: «Reunião Clandestina» (1947), «Maternidades Camponesa» (1950), «Ribeira do Tejo» (1950-1952).

Os Escritores também pintam – Carlos de Oliveira, Fernando Namora, Joaquim Namorado, Mário Dionísio, Vila Franca de Xira: Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, 1977

Exposição na Galeria Municipal de Exposições de Vila Franca de Xira, organizada pela Associação Promotora do Museu do Neo-Realismo. Catálogo c./ lista das obras expostas, texto de MD («As palavras e as cores», 1952, que saiu sem ass. MD; uma errata indica a autoria) e um reprod. a cores de cada artista. Expostas 9 obras de MD (1953-1993). Reprod. no catálogo «O menino e a pomba» (1953).

Um tempo e um lugar – dos anos 40 aos anos 60 – dez exposições gerais de artes plásticas, Vila Franca de Xira: Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, 2005

A-2-1-34  

Exposição no Celeiro da Patriarcal de Vila Franca de Xira comissariada por Rogério Ribeiro. C./ textos de Maria da Luz Rosinha (Presidente da CM de Vila Franca de Xira), Graça Soares Nunes, Rogério Ribeiro, lista dos autores participantes nas EGAPs (c./ erro no que se refere a MD); notícias biobibliográficas sobre cada autor e sobre a sua participação nas EGAPs (c./ erros na informação sobre MD), reprod. dos quadros expostos. De MD: «Eduarda c./ 6 anos» (1952), «Mulher à mesa» (1951), «Maternidade Camponesa» (1950), «Reunião clandestina» (1947).

Batalha pelo conteúdo: Movimento neo-realista português: exposição Documental, coord. David Santos, Vila Franca de Xira: Museu do Neo-realismo, 2007

A-2-1-35

Catálogo da exposição documental permanente do MNR. Textos de António Pedro Pita, Vítor Viçoso, Fernando Pinto do Amaral, David Santos, Raquel Henriques da Silva, Bárbara Coutinho, Miguel Falcão, Jorge Leitão Ramos, Emília Tavares, Manuel Deniz Silva, Natália Bebiano, João Madeira.

Uma arte do povo pelo povo e para o povo: Neo-realistmo e artes plásticas,coord. David Santos, Vila Franca de Xira: CM - Museu do Neo-realismo, 2007

A-2-1-36

Catálogo da 1.ª exposição de Artes Plásticas do MNR. Figuraram obras de Mário Dionísio. Textos David Santos, Luísa Duarte Santos, Maria da Luz Rosinha.

Artistes-poètes, poètes-artistes: Poésie et arts visuels du xxe siècle au Portugal, Paris: Fondation Calouste Gulbenkian ‑ Délégation en France, 2013

A-2-2-43

Catálogo de exposição comissariada por Maria João Fernandes, c./ biografias, poemas (em francês) e textos de Maria João Fernandes, Eduardo Lourenço, Robert Bréchon, Gilbert Durand, Raul Neves e reproduções de quadros de vários artistas. Um é de MD. Quadros MD em exposição: «Recordando a praia» e «Os novelos».

voltar ao índice de Bibliografia Passiva

voltar ao índice

 

ir para a Mário Dionísio

André Spencer e F. Pedro Oliveira para Casa da Achada - Centro Mário Dionísio | 2009-2017