Ligações rápidas

Horário de Funcionamento:
Segunda, Quinta e Sexta
15:00 / 20:00

Sábados e Domingos
11:00 / 18:00

 

 

Áreas Principais

 

 

Associação Casa da Achada

Centro Mário Dionísio

 

A Associação Casa da Achada-Centro Mário Dionísio foi fundada em 29 de Setembro de 2008 e legalizada em 16 de Outubro de 2008 por 58 fundadores, de várias idades, diversas formações e que mantiveram diferentes relações com Mário Dionísio.

 

Foto reunião 29 Setembro 2008Foto reunião 29 Setembro 2008

 

Foto reunião 29 Setembro 2008Foto reunião 29 Setembro 2008

 

É uma associação cultural sem fins lucrativos (ler extracto dos estatutos) que tem como objectivo preservar e tornar público o espólio de Mário Dionísio, importante intelectual do Século XX com uma obra multifacetada, de forma a divulgar e possibilitar o estudo da sua figura, da sua obra e das suas ideias, aprofundando também o conhecimento da época em que viveu e dando continuidade a práticas a ele ligadas, através da organização de edições, exposições, cursos, oficinas, debates e outras sessões públicas, centradas na aprendizagem e no debate.

Além da Direcção, Conselho Fiscal e Assembleia Geral, a Associação conta com um Conselho Consultivo de 19 elementos. Dos 58 sócios fundadores, 34 são titulares de órgãos da Associação, por dois anos - tempo previsto para a instalação do Centro.

 

O logotipo da Associação é da autoria de Cristina Reis, que conheceu Mário Dionísio desde a sua infância.

 

No âmbito da Associação, para lá da criação e desenvolvimento de um sistema integrado de gestão de informação, a cargo de Natércia Coimbra, arquivista e uma das autoras do primeiro inventário do espólio literário e do arquivo pessoal de Mário Dionísio, estão em cursos trabalhos que possibilitarão o Centro Mário Dionísio tal como está a ser projectado e que o enriquecerão:

- Uma pequena antologia de textos de Mário Dionísio que revelam a sua permanente descoberta de novidades nas várias áreas em que se moveu e de que a sua vida se fez (por um grupo coordenado por Cristina Almeida Ribeiro, ex-assistente de Mário Dionísio na Faculdade de Letras de Lisboa)
- Um pequeno álbum de pinturas e desenhos de Mário Dionísio que mostrará um percurso pouco conhecido (por Rui Mário Gonçalves, crítico de arte, a quem Mário Dionísio ofereceu o seu primeiro quadro abstracto).

- Uma recolha em vídeo de narrativas de pessoas que tiveram contacto com Mário Dionísio (por Regina Guimarães, escritora e cineasta, que entretanto tem mais de 100 pequenos textos escritos sobre quadros de Mário Dionísio (ler alguns textos).

 

São trabalhos para muitos dos quais é necessário obter apoios de entidades várias. O que também é um trabalho, que está a ser feito.

Contámos no início com os apoios da Fundação Calouste Gulbenkian e da Câmara Municipal de Lisboa.

A Associação Casa da Achada – Centro Mário Dionísio foi parceira da CML no Projecto QREN-Mouraria.

 

voltar ao Centro Mário Dionísio

André Spencer e F. Pedro Oliveira para Casa da Achada - Centro Mário Dionísio | 2009-2022