Horário de Funcionamento:
Segunda, Quinta e Sexta
15:00 / 20:00
Sábados e Domingos
11:00 / 18:00
A Casa da Achada é a sede do Centro Mário Dionísio.
Fica na Rua da Achada, nºs 11 r/c e 11B, em Lisboa, na Mouraria, na freguesia de S. Cristóvão e S. Lourenço, perto da Praça da Figueira, da Rua da Madalena, do Martim Moniz e do Castelo.
Para quem se interessar há uma explicação do nome da Rua da Achada que foi retirada de BRITO, J. J. Gomes de, Ruas de Lisboa: Notas para a história das vias públicas lisbonenses, Livraria Sá da Costa - Editora, Lisboa, 1935.
Horaário da zona pública da Casa da Achada – Centro Mário Dionísio:
segundas, quintas e sextas - das 15h às 20h
segundas - Cinema às 21h
sábados e domingos das 11h às 18h
![]() |
O Largo da Achada, para o qual dá uma das fachadas da Casa da Achada, tem muita história. Várias casas são anteriores ao terramoto. Mas neste belo local nem tudo são rosas. |
---|
O Centro de Documentação do Centro Mário Dionísio, que inclui a Biblioteca privada de Mário Dionísio e de Maria Letícia Clemente da Silva está instalado no r/c e é um local de investigação, de estudo e de consulta.
Está aberto aos interessados, em horário a divulgar. É possível aceder aos materiais que nele se encontram, mediante combinação a fazer através do e-mail casadaachada@centromariodionisio.org da Casa da Achada-Centro Mário Dionísio.
Abriu ao público no dia 29 de Setembro de 2009, com uma semana de actividades, o espaço público, que lhe é contíguo, situado na Rua Achada, 11-B, uma antiga oficina metalúrgica de cerca de 300m2.
![]() |
![]() |
![]() |
---|
Apesar de ter sido feito pelo arquitecto Raul Hestnes Ferreira, sócio fundador da Associação Casa da Achada-Centro Mário Dionísio, um interessante projecto para a sua remodelação, só foi possível, numa primeira fase, consolidar o edifício da forma mais simples e económica, tornando-o utilizável a partir do último trimestre de 2009.
Aí se poderá ver e estudar a pintura de Mário Dionísio, uma parte da qual está em exposição permanente e outra armazenada de forma a poder ser vista pelos interessados, assim como obras de outros artistas que lhe pertenciam.
![]() |
![]() |
![]() |
---|
Além de um espaço de leitura e de sessões públicas, de encontros e convívio, há também uma biblioteca de acesso livre (ver catálogo Biblioteca Pública), destinada ao bairro onde a Casa da Achada se encontra e à população em geral (ver funcionamento dos empréstimos), e em breve haverá um serviço de audiovisuais.
A Casa da Achada - Centro Mário Dionísio colabora com algumas Associações. Veja aqui.
Veja mais imagens do espaço público da Casa da Achada aqui.
Antes das obras concluídas, realizaram-se actividades e encontros na Casa da Achada. Veja o quê aqui.
E, uma vez concluídas, fez-se a abertura da Casa da Achada com actividades várias durante uma semana. Veja aqui o Programa de Abertura e aqui o Fotodiário da Semana de Abertura.
O que tem acontecido na Casa da Achada encontra-se em Historial. Ver aqui.
André Spencer e F. Pedro Oliveira para Casa da Achada - Centro Mário Dionísio | 2009-2022