Ligações rápidas

Horário de Funcionamento:
Segunda, Quinta e Sexta
15:00 / 20:00

Sábados e Domingos
11:00 / 18:00

 

 

Áreas Principais

 

 

Casa da Achada

 

Sede do Centro Mário Dionísio

A Casa da Achada é a sede do Centro Mário Dionísio.

Fica na Rua da Achada, nºs 11 r/c e 11B, em Lisboa, na Mouraria, na freguesia de S. Cristóvão e S. Lourenço, perto da Praça da Figueira, da Rua da Madalena, do Martim Moniz e do Castelo.

Ver Localização

 

Para quem se interessar há uma explicação do nome da Rua da Achada que foi retirada de BRITO, J. J. Gomes de, Ruas de Lisboa: Notas para a história das vias públicas lisbonenses, Livraria Sá da Costa - Editora, Lisboa, 1935.

 

Horaário da zona pública da Casa da Achada – Centro Mário Dionísio:

segundas, quintas e sextas - das 15h às 20h

segundas - Cinema às 21h

sábados e domingos das 11h às 18h

 

Casa da Achada - Entrada
Casa da Achada - Rua da Achada

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Largo da Achada
Imagem do Beco da Achada

 

O Largo da Achada, para o qual dá uma das fachadas da Casa da Achada, tem muita história. Várias casas são anteriores ao terramoto. Mas neste belo local nem tudo são rosas.

Onde esteve o mural

 

Imagem do Centro de Documentação do Centro Mário Dionísio

 

O Centro de Documentação do Centro Mário Dionísio, que inclui a Biblioteca privada de Mário Dionísio e de Maria Letícia Clemente da Silva está instalado no r/c e é um local de investigação, de estudo e de consulta.
Está aberto aos interessados, em horário a divulgar. É possível aceder aos materiais que nele se encontram, mediante combinação a fazer através do e-mail casadaachada@centromariodionisio.org da Casa da Achada-Centro Mário Dionísio.
Abriu ao público no dia 29 de Setembro de 2009, com uma semana de actividades, o espaço público, que lhe é contíguo, situado na Rua Achada, 11-B, uma antiga oficina metalúrgica de cerca de 300m2.


 

Centro de Documentação
Centro de Documentação
Centro de Documentação

 

Espaço Público Casa da Achada

Apesar de ter sido feito pelo arquitecto Raul Hestnes Ferreira, sócio fundador da Associação Casa da Achada-Centro Mário Dionísio, um interessante projecto para a sua remodelação, só foi possível, numa primeira fase, consolidar o edifício da forma mais simples e económica, tornando-o utilizável a partir do último trimestre de 2009.

 

Aí se poderá ver e estudar a pintura de Mário Dionísio, uma parte da qual está em exposição permanente e outra armazenada de forma a poder ser vista pelos interessados, assim como obras de outros artistas que lhe pertenciam.

 

 

Casa da Achada - Espaço Público
Casa da Achada - Espaço Público
Casa da Achada - Espaço Público

 

Imagem do Quintal arborizado

 

Além de um espaço de leitura e de sessões públicas, de encontros e convívio, há também uma biblioteca de acesso livre (ver catálogo Biblioteca Pública), destinada ao bairro onde a Casa da Achada se encontra e à população em geral (ver funcionamento dos empréstimos), e em breve haverá um serviço de audiovisuais.

A Casa da Achada tem ainda um quintal arborizado, onde se realizam actividades. À grande nespereira, Regina Guimarães fez uma saudação.

 

 

 

A Casa da Achada - Centro Mário Dionísio colabora com algumas Associações. Veja aqui.

Veja mais imagens do espaço público da Casa da Achada aqui.

Antes das obras concluídas, realizaram-se actividades e encontros na Casa da Achada. Veja o quê aqui.

 

E, uma vez concluídas, fez-se a abertura da Casa da Achada com actividades várias durante uma semana. Veja aqui o Programa de Abertura e aqui o Fotodiário da Semana de Abertura.

 

O que tem acontecido na Casa da Achada encontra-se em Historial. Ver aqui.

André Spencer e F. Pedro Oliveira para Casa da Achada - Centro Mário Dionísio | 2009-2022