Ligações rápidas

Horário de Funcionamento:
Segunda, Quinta e Sexta
15:00 / 20:00

Sábados e Domingos
11:00 / 18:00

 

 

Áreas Principais

 

PALAVRAS QUE O VENTO NÃO LEVARÁ

 

2013

 

Palavras que o vento não levará

 

A prática da Casa da Achada-Centro Mário Dionísio, nas suas várias vertentes, é a de não desperdiçar. Ou seja: aproveitar, continuando e desenvolvendo, o que tem à sua disposição (património invulgar e recursos humanos diversificados), o que cada um tem vindo a dizer, a fazer, a fabricar colectivamente, mesmo quando não dá pela importância do que faz, além do retomar de experiências de outros com quem tem colaborado de forma continuada. Trata-se de ajudar à emancipação de cada um, ou seja à sua felicidade possível, indissociável do aumento de qualidade de vida, principalmente dos mais desfavorecidos, através da descoberta de realidades que parecem à partida não lhes dizer respeito. Neste caso como noutros, com a palavra ao centro.

 

Como todos os projectos da Casa da Achada-Centro Mário Dionísio, o projecto PALAVRAS QUE O VENTO NÃO LEVARÁ, tem várias vertentes e características interdisciplinares (literatura, música, teatro, cinema), possibilitando o acesso da população a várias formas de expressão. Relaciona-se com outras actividades que têm lugar na Casa da Achada (Leitura Furiosa, Biblioteca Pública, Coro do Achada) que põem em contacto «cultos» e «não cultos», contando com a participação de instituições próximas com as quais já trabalhamos e da população envolvente. Conta também com a experiência de escritores, desenhadores, actores, músicos que têm participado em várias actividades da Casa da Achada.

 

O projecto divide-se em quatro componentes: Encontros de Leitores; Novo Guia de Lisboa; Coro de Vozes Faladas; e Idade Terceira - Filme.

 

O «modelo» de algumas componentes deste projecto vem da Association Cardan, de Amiens (França) - com quem colaboramos há muito tempo para realizar, anualmente, a Leitura Furiosa -, como é o caso da «Guide Déroutant» e da «Philharmonique des mots».

 

 

ENCONTROS DE LEITORES

 

Encontros de Leitores

 

Uma das partes do projecto são estes encontros mensais, sempre na última quarta-feira de cada mês, na Casa da Achada, para incentivar a leitura dos que não têm o hábito de ler, com a ideia que podem requisitar livros na Biblioteca Pública e levá-los para casa, com a ideia de que a sua vida poderá ser menos pesada, sabe-se lá se mais rica assim. Estes encontros não são feitos sozinhos, as pessoas são acompanhadas por escritores, havendo sempre leituras de extractos de livros escolhidos; conversas sobre livros lidos ou a ler; e a requisição e empréstimo de livros.

Os Grupos de Leitura são constituídos, sobretudo, por frequentadores dos Centros Sociais e Escolas próximas, estando abertos a quem mais quiser aparecer.

 

PROGRAMA:

Data Escritor
27 Fev. Margarida Vale de Gato
27 Mar. Miguel Castro Caldas
24 Abr. Filomena Marona Beja
26 Jun. José Mário Silva
31 Jul. Nuno Milagre
28 Ago. Miguel Cardoso
25 Set. Filomena Marona Beja
30 Out. Raul Malaquias Marques
27 Nov. Miguel Cardoso

Em Maio não se realizou devido à realização da Leitura Furiosa (24, 25 e 26 de Maio).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

NOVO GUIA DE LISBOA

 

Novo Guia de Lisboa

 

Pequenos grupos com características semelhantes aos Encontros de Leitura, provenientes de Centros Sociais e Escolas, visitaram lugares culturais e turísticos de Lisboa que, em princípio, não conhecem ou viram há muito tempo, na companhia de um escritor. Após a visita organizam textos sobre esses lugares, na perspectiva de quem não sendo «culto» nem turista habita a cidade.
Os lugares a visitados são uns do interior ou próximos da Mouraria, outros mais distantes de forma a fazer com que os participantes saiam dos lugares a que o seu quotidiano os confina e conheçam mais mundo.

 

As visitas começaram de manhã, com o escritor, ao sítio escolhido, observando e conversando; o grupo almoçou com cada escritor onde continuaram a conversa. Durante a tarde os participantes escrevem e debatem na Casa da Achada o que viram, com a participação e ajuda do escritor.

 

Os textos, com algumas ilustrações e com fotografias de Youri Paiva, foram publicados no primeiro fascículo do Novo Guia de Lisboa. Foi lançado no V Fim-de-Semana Diferente.

 

Novo Guia de Lisboa - Programa
Data Grupo
Escritor
Lugar de visita
6 Fev.
Conselho Português para os Refugiados
Miguel Castro Caldas
Igreja de São Roque
Escola Nº 10 do Castelo - 2º ano
Filomena Marona Beja

Fundação Calouste Gulbenkian

Exposição «Um chá para Alice»

7 Mar.
Centro de Dia Nª Srª do Socorro
José Mário Silva
MUDE - Museu do Design e da Moda
Escola Nº 10 do Castelo - 4º ano
Filomena Marona Beja
Fundação Arpad Szenes-Vieira da Silva
16 Abr.
Recolhimentos
Miguel Castro Caldas
NARC - Núcleo Arqueológico da Rua dos Correeiros
Escola Nº 10 do Castelo
Margarida Vale de Gato
Biblioteca Nacional
10 Mai.
Escola Secundária Gil Vicente
Filomena Marona Beja

Mosteiro São Vicente de Fora

Azulejos de La Fontaine

17 Jul.
Centro Social da Sé
José Mário Silva
Percurso Sta. Luzia - Ex-Prisão do Limoeiro - Ex-Prisão do Aljube
CASA - Centro de Apoio Social dos Anjos
Nuno Milagre
Museu Bordalo Pinheiro

19

Jul.

ATL São Cristovão
Margarida Vale de Gato
Teatro Municipal de São Luiz
ATL São Cristovão
Nuno Milagre
Jardim Botânico Tropical

21

Out.

Escola de São José
Eduarda Dionísio
Casa da Achada - Centro Mário Dionísio
Escola de São José
Nuno Milagre
Casa da Achada - Centro Mário Dionísio

 

 

KANTATA DE ALGIBEIRA - CORO DE VOZES FALADAS

 

 

 

 

Palavras ditas, palavras escritas, palavras musicadas, palavras ditas em voz alta

 

A partir da «Philharmonique des mots» – espectáculo de abertura do Festival de Música de Saint-Riquier (2010), organizado pelo Cardan de Amiens realizámos o espectáculo Kantata de Algibeira.

 

Durante o primeiro semestre de 2013 iniciaram-se os trabalhos preparatórios para a criação de um coro de vozes faladas. O texto foi escrito pela Regina Guimarães, com o título KANTATA DE ALGIBEIRA. A partir dele o João Paulo Esteves da Silva iniciou a criação da «partitura» e a encenadora e sonoplasta Margarida Guia juntou-se para colaborar nesta obra colectiva. Participa ainda como assistente de encenação o actor F. Pedro Oliveira.


A partir de Julho realizaram-se várias oficinas e encontros, quer nos centros, escolas e ATL’s, quer nas instalações da Casa da Achada. Aos poucos e com preserverança, os participantes que trabalharam nos centros e nas escolas foram-se juntando ao grupo de participantes individuais que trabalhou na Casa da Achada. Durantes as três últimas semanas, todos ensaiaram já na CA-CMD.


Destes encontros surgio o espectáculo que foi apresentado no dia 1 de Outubro (integrado nas comemorações do Dia da Música) no Jardim de Inverno do São Luiz Teatro Municipal e no dia 4 de Outubro (integrado no aniversário da Casa da Achada) no Largo da Achada.

 

Foi mostrado o vídeo do espectáculo realizado no São Luiz Teatro Municipal e distribuida uma edição em CD do som do espectáculo, no dia 13 de Dezembro, integrado no V Fim-de-Semana Diferente.

 

 

IDADE TERCEIRA - FILME

 

Palavras ouvidas, palavras ditas, palavras filmadas

 

Partindo do livro de poemas Terceira Idade de Mário Dionísio, Regina Guimarães realizou um filme que confronta vizinhos da Casa da Achada e comerciantes do bairro com as questões da velhice e do envelhecer. A proposta foi a leitura em voz alta de um poema do livro de Mário Dionísio a cada um dos participantes, na sua casa ou estabelecimento comercial, seguida da questão «O que é isso da velhice e quando se começa a envelhecer?». Das respostas e da poesia de Mário Dionísio saiu mais uma obra de arte de pendor colectivo, reflectindo sobre o tema.


Foram lidos dez poemas a dez vizinhos. Os participantes foram: Ermelinda Rodrigues, Gracinda Gregório, Carlos Baeta, Lurdes Albino, Maria Angelina Tomé, Juliana França, Lurdes Vitorino, Laurinda Sales, Eurico Ferreira, Carolina Cunha. Os leitores foram: Inês Nogueira, Diana Dionísio, Marta Caldas e Pedro Soares. Captação de som de Rui Coelho.


O filme estreou no dia 14 de Dezembro, integrado no V Fim de Semana Diferente da Casa da Achada.

 

 

 

Participantes:

ATL de São Cristovão e São Lourenço CASA - Centro de Apoio Social dos Anjos

Logo CPR

Centro de Dia Nossa Senhora do Socorro

Centro Social da Sé

 

Escola Básica do 1º Ciclo N.º 10 de Lisboa - Castelo Escola Básica do 1º Ciclo de São José Logo CPR Recolhimento da Encarnação Recolhimento das Meerceiras Recolhimento de São Cristóvão

 

Apoios:

 

Association Cardan

 

EGEAC

 

linkTopo

André Spencer e F. Pedro Oliveira para Casa da Achada - Centro Mário Dionísio | 2009-2017