Ligações rápidas

Horário de Funcionamento:
Segunda, Quinta e Sexta
15:00 / 20:00

Sábados e Domingos
11:00 / 18:00

 

 

Áreas Principais

 

Durante o horário de abertura:

BIBLIOTECA PÚBLICA

A Biblioteca Pública da Casa da Achada-Centro Mário Dionísio, com mais de 4000 volumes de literatura, arte, filosofia, história, ciência, livros infantis e juvenis, etc. e algumas centenas de publicações periódicas pode ser consultada durante as horas de abertura. Também a Mediateca, que se encontra em formação, pode já ser consultada e verem-se filmes no local ou levá-los para casa, emprestados. Ver Catálogo da Biblioteca Pública e Mediateca. Ver mais informações.

 

Mediante marcação:

CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO

O Centro de Documentação, constituído pelo arquivo Mário Dionísio e pela sua biblioteca e de Maria Letícia Clemente da Silva (mais de 6000 volumes e mais de 200 publicações periódicas) pode ser consultado mediante marcação. Ver Catálogo da Biblioteca do Centro de Documentação.

 

Programação:

 

Ciclo: Terceira Idade

 

Terceira idade é o título do último livro de poesia de Mário Dionísio. A partir desta obra, propomos um ciclo para pensar a velhice, o que é isso de uma «sociedade envelhecida» e que problemas levanta, o que é «reformar-se», porque pode ter tanta força a «criação tardia» para artistas e amadores das artes, ou o que pode ser a riqueza de vida de alguém que viveu muitos anos e tem, por isso, muitas histórias para contar. Não são apenas questões de idade e de saúde, mas problemas da vida em comum e da transmissão cultural que, tudo indica, é uma questão política... e das complicadas. O que é isso de «conflito de gerações»? E será que «no meu tempo é que era bom»? Vozes, fazeres, ideias e artes de «mais novos» e «mais velhos», precisam-se!

A acompanhar o ciclo, todas as segundas-feiras há filmes ao ar livre, com personagens que vivem a terceira idade, e todos os dias uma exposição de quadros que Mário Dionísio pintou nos últimos anos da sua vida pode ser vista na Casa da Achada até 25 de Setembro: «Mário Dionísio - Pintura 1988-1993».

 

Casa da Achada

Programa do mês de Setembro 2017

Ciclo Terceira Idade

mais informação

Exposição: «Mário Dionísio - Pintura 1988-1993

de 1 de Julho de 2017 a 25 de Setembro de 2017

 

mais informação

Exposição: um grande comício sem palavras

de 30 de Setembro de 2017 a 16 de Abril de 2018

 

mais informação

Ciclo Paleta e o Mundo

Ciclo A Paleta e o Mundo IV

 

Todas as segundas-feiras às 18h30

Leitura comentadas, com projecção de imagens,

de A Paleta e o Mundo de Mário Dionísio.

mais informação

Ciclo Cinema: Fronteiras

Ciclo de cinema ao ar livre

«Terceira Idade»

 

Todas as segundas-feiras às 21h30

mais informação

Oficinas

Oficina para pequenos e grandes

 

Roda de Desenho

Domingos 3, 10, 17 e 24 de Setembro, das 15h30 às 17h30

 

mais informação

width="250"

Criação Tardia - as últimas rebeldias dos artistas

conversa alargada com provocações a partir do livro

Sobre o Estilo Tardio, de Edward Saïd

Sábado 16 de Setembro às 16h

mais informação

... e autor sejas tu

Sexta 22 de Setembro às 18h30

poemas de Pedro Lúcio

ditos pelo próprio

mais informação

8 Anos a Abrir

Sábado 30 de Setembro a partir das 16h

8º Aniversário Casa da Achada - Centro Mário Dionísio

 

mais informação

_____________________________________________________________________________________________________

 

A quem quiser contribuir para que a Casa da Achada-Centro Mário Dionísio

continue a existir

 

A entrada é gratuita em tudo o que a Casa da Achada – Centro Mário Dionísio faz. Não por riqueza ou por mania. Mas porque decorre da própria ideia que Mário Dionísio tinha da cultura. E nós, vários anos depois, também.

As excepções são as edições, é claro. Que os Sócios Fundadores e Amigos da Casa da Achada podem comprar abaixo do preço do mercado.

Os tempos vão maus e os apoios institucionais também.

 

Por isso, agora dizemos a toda a gente que toda a gente pode fazer um donativo, se assim o entender.

 

Opção 1: Cartão de crédito ou Paypal

Faça o seu donativo online, de forma totalmente segura, usando o seu cartão de crédito ou a sua conta Paypal.

Caso opte por esta forma de pagamento, o Paypal irá reter uma pequena percentagem do valor doado, pelo que se quiser garantir que iremos receber a totalidade do seu donativo, faça uma transferência bancária (abaixo).

 

 

 

Opção 2: Transferência bancária

Transfira para o NIB 0036 0000 9910 5869 2830 8 a quantia que desejar doar.

Sugestão: Assinar este texto, completando com a quantia doada, e enviar para a Casa da Achada.

 

 

Quero que a Casa da Achada - Centro Mário Dionísio exista e prossiga as suas actividades culturais de arquivo e catalogação do espólio e da biblioteca de Mário Dionísio, edição, projecção de filmes, realização de oficinas gratuitas para crianças e adultos, manutenção de uma biblioteca de acesso público, realização de exposições, conversas, conferências, projectos de apoio à leitura, intervenção na comunidade e outras actividades culturais abertas ao público.

 

Por isso quero apoiar financeiramente a associação através de uma contribuição de

 

_______________€

 

 

_________________________

(assinatura)

 

 

Nota: Pode copiar o texto e enviar por e-mail ou imprimir aqui e enviar via postal.

 

André Spencer e F. Pedro Oliveira para Casa da Achada - Centro Mário Dionísio | 2009-2022